Guimarães

Centro Histórico  – Monte da Penha – Teleférico – S. Torcato – Citânia de Briteiros

Património Mundial da UNESCO

Os títulos recentes desta cidade falam por si. Classificada como Património Mundial da UNESCO viu todo o bom trabalho realizado na sua renovação coroado com a atribuição da organização da Capital Europeia da Cultura em 2012. Muito associada durante anos à fundação de Portugal, hoje é uma cidade com muito mais do que esse importante legado patrimonial, sendo um local de permanente produção cultural. Deve incluir na sua visita a Colina Sagrada, com o Paço dos Duques e o Castelo a merecerem destaque. Descendo rumará até ao Centro Histórico com epicentro no Largo da Oliveira. Sugere-se um percurso por este núcleo urbano, passando no Toural e indo até à zona de Couros, reconvertida com a CEC 2012.

Teleférico até à Penha

Saindo da cidade deve subir, de carro ou pelo teleférico, até ao Monte da Penha. A vista sobre a cidade é muito bonita e tem na sua igreja um exemplar importante da arquitectura portuguesa do século XX. Os mais destemidos podem descer até à cidade de bicicleta por uma pista utilizada pelos mais aventureiros amantes do BTT. O teleférico permite transportar as bicicletas.
Ainda no concelho de Guimarães mercem visita S. Torcato com uma imponente igreja, e a Citânia de Briteiros. Estação arqueológica de grande dimensão, tem sido alvo de trabalhos permanentes de pesquisa e interpretação, sendo uma estação de elevado interesse. Pode incluir a visita à Citania na sua ida a Braga pois fica próxima do Bom Jesus.

Aproveite a tranquilidade e o serviço familiar dos Hotéis Nascente do Ave

Voltar ao topo